Americano conquista título Sub-9 na Prime Cup

Foto: Marcelo Pereira

A equipe do Americano Sub-9 conquistou o título da categoria no primeiro torneio Prime Cup de Futebol, realizado no CT do glorioso. A equipe comandada por Pimpolho e Branco enfrentou a equipe do Nova Divineia na final e venceu por 4 a 1, se sagrando campeã do primeiro Prime Cup Sub-9 série Ouro.

 

O Americano fez uma campanha irretocável durante toda a competição, vencendo todos os seus jogos durante o torneio, a equipe dos pequenos jogadores teve o melhor ataque com 25 gols e a melhor defesa com apenas 4 gols sofridos durante o torneio. A equipe também levou todos os prêmios individuais do torneio. Gabriel Carvalho foi o artilheiro com 7 gols, Ruan Dias foi eleito o melhor Goleiro e Pedro Henrique Rangel foi o melhor jogador do torneio na categoria. A eleição dos melhores do torneio foi feita pelos observadores do Flamengo, Santos e Grêmio, que estavam presentes fazendo a avaliação das promessas do futuro do futebol.

Nós conversamos com os pequenos futuros craques que conquistaram os prêmios individuais, eles apresentaram a timidez, carisma e simpatia típicas da pouca idade, afinal de contas ainda são crianças e por isso ao invés de transcrever o que eles falaram, estamos inserindo o áudio das entrevistas para mostrar toda a fofura desses pequenos grandes jogadores.

 

O pequeno Gabriel Carvalho, que foi o artilheiro do torneio com 7 gols, fez 3 gols na decisão e falou da felicidade de ser campeão, citou um título anterior da equipe e destacou a sua principal característica dentro de campo quando foi perguntado como é o seu estilo de jogo.

 

Já o goleirão Ruan Dias mostrou muita segurança em sua primeira entrevista, melhor que muito jogador profissional, ele agradeceu a Deus e dedicou o prêmio a sua equipe de guerreiros e fez um agradecimento especial, confiram.

 

O melhor jogador do torneio Sub 9, Pedro Henrique Rangel, é um típico camisa 10, o pequenino craque mostrou timidez e personalidade, ele que já está de malas prontas para a Capital, pois foi aprovado no Fluminense e irá se apresentar em Janeiro, segundo o seu pai Wagner, ficou muito feliz por ter ganho a bola de ouro e ter sido campeão.

 

Durante a premiação, o presidente Carlos Abreu fez uma surpresa para a garotada, segundo o estatuto do Americano, todo jogador que conquista um título pelo clube, ganha um título de sócio honorário, porém Abreu surpreendeu a garotada e todos os pequenos campeões ganharam o título de sócio do clube a partir de hoje e poderão usar toda a estrutura do clube social do Americano, para alegria ainda maior da garotada da base do clube. Essa é a primeira vez que o título é dado a jogadores de categoria de base.

Confiram a campanha do Campeão durante o torneio:

Americano 5 x 0 Real Estrela

Americano 3 x 1 A.E.C/ST-Pauli

Americano 9 x 1 Projeto Ajudar –  Quartas de final

Americano 4 x 1 Nova Geração – Semifinal

Americano 4 x 1 Nova Divineia – Final

Na Série Prata da categoria o campeão foi o Barroco Lopes, que venceu o Clube da bola na grande final. Pela série Ouro a equipe do Nova Geração ficou com a terceira posição no torneio. A equipe do Projeto Ajudar ganhou o prêmio Fair Play da organização do evento, pela postura respeitosa e simpática com todas as crianças e organização, sempre incentivando até mesmo as crianças das outras equipes.

Confiram mais um slideshow com as fotos dessa galerinha boa de bola!

 

Conforme citamos acima, três observadores estavam presentes no torneio Prime Cup. Marcio William que é observador do Flamengo, Wagner Leite, preparador físico da base do Santos e Anderson Sheik do Grêmio fizeram a avaliação dos pequenos e irão apresentar o relatório para os clubes. Conversamos com os representantes de Flamengo e Santos ao final do torneio, infelizmente não conseguimos falar com o Anderson do Grêmio, que teve que ir embora antes do final da competição.

Márcio William, observador do Flamengo, parabenizou a organização do torneio e falou do resultado de sua avaliação, que será apresentada em relatório para o Flamengo.

– Primeiramente quero parabenizar a organização do evento, o torneio foi muito bem organizado, nível técnico elevado, gostei muito do que vi, tanto que estou selecionando em torno de 6 a 7 atletas para que em breve possamos levar para observação, são meninos de muito talento. O flamengo hoje tem uma estrutura invejável, está tratando da base com o maior carinho, com muita atenção para que possamos colher frutos lá na frente, como estamos colhendo com o Vinícius Jr, Lincon e Paquetá, revelou Márcio.

Ele também falou como é o processo de avaliação até o momento em que os garotos entram no clube efetivamente e a importância de se começar o trabalho com meninos tão novos.

– Esse processo de avaliação a gente primeiro envia para o clube que começa a fazer um trabalho de monitoramento, sabemos que essa categoria é uma categoria inicial, mas tem que começar bem cedo para que possamos trabalhar esses garotos, adiantar um processo de adaptação, já temos casos de pais de garotos que vão morar no Rio de Janeiro para acompanhar os garotos, eles treinarem todos os dias e ter o convívio junto com a comissão técnica, participando de torneios e assim desenvolver o seu talento nas melhores condições possíveis, disse Márcio William.

  • Fotos Marcelo Pereira

 

Conversamos também com Wagner Leite, preparador físico da base do Santos, que falou sobre o processo de evolução das crianças que já possuem o talento para o futebol e também como funciona o processo de avaliação até o garoto chegar a entrar de fato nas categorias de base do clube.

– O nível técnico foi alto, superou a nossa expectativa, o talento para o futebol é nato, você nasce com ele e só tem a evoluir, a evolução é justamente a repetição de jogos, treinamentos, saio daqui satisfeito e com bons valores para apresentar a nossa comissão lá em Santos. O contato é feito com os responsáveis da equipe, que faz contato com os pais e segue o processo de avaliação até chegar na fase de avaliação na categoria que acontece em uma semana lá em Santos, disse Wagner.

Em nome do Esporte Campos, parabenizamos a toda a organização da Prime Cup pela coragem na iniciativa em fomentar a base do futebol com um torneio com tamanha grandeza. Torcemos para que no próximo ano o torneio seja ainda maior e com certeza estaremos juntos acompanhado tudo de perto.

Por Marcelo Pereira – Esporte Campos