Atletas da FME vão participar da Copa do Brasil de Taekwondo

Foto: Marcos Gonçalves
As atletas faixa-preta do projeto de taekwondo da Fundação Municipal de Esportes (FME), Jéssica Coutinho dos Santos, de 26 anos e Vitória Antônia Manhães Leal, de 14 anos, vão participar da Copa Brasil que vai ser realizada entre os próximos dias 23 a 26 , no Minas Brasília Tênis Clube, na capital federal. O evento vai reunir centenas de atletas de vários estados brasileiros. As atletas campistas vão integrar a equipe do Rio de Janeiro. A Copa Brasil está sendo coordenada pela Confederação Brasileira de Taekwondo.
Vitória Leal vai estrear no dia 24, na categoria juvenil até 52kg.  A expectativa é que cada atleta participe, no mínimo, de três a quatro lutas. “Estou treinando bastante para obter um bom resultado  e quem sabe ficar mais próxima de conseguir uma vaga para integrar a equipe da seleção brasileira”, destacou a jovem atleta.
Jéssica dos Santos, que está na categoria adulta, também está focada em conseguir uma vaga na seleção. “A maratona de treino com o professor Fabiano Ribeiro e os auxiliares Vitor Santos e Francine Alves é pesado. Em média, treinamos cerca de três horas por dia. Além de fazer natação, fazemos ainda preparo físico na academia do Automóvel Clube Fluminense. Nesse período de competição, ficamos ansiosas e isso pode contribuir para perda de peso, o que não pode acontecer. Para nos mantermos dentro da categoria, contamos com o apoio da nutricionista Thais Seabra, que cuida da alimentação”, disse Jéssica, que estreia na competição dia 26.
A Fundação Municipal de Esportes atende atualmente cerca de 200 alunos na modalidade de taekwondo que tem a coordenação do professor César Pinudo. “Durante este ano, participamos de várias competições como Copa Campista, Seletiva para o Campeonato Brasileiro e troca de faixa local, competições que motivam o atleta no treino e as vitórias”, comenta Pinudo.
— O resultado desse trabalho, também, pode ser confirmando no livro do grão mestre Woo Jae Lee, onde os atletas de Campos, como Vitória Antônia, Maria Fernanda, Edson estão nas páginas da publicação, mostrando o nível do trabalho desenvolvido na cidade — concluiu o mestre César.
O presidente da FME, Raphael Thuin, destacou o excelente trabalho que vem sendo realizado com as atletas, que vêm demonstrando o potencial, fruto de muita dedicação. “Não podemos deixar de ressaltar também outros atletas como o Allif Souza, que é bicampeão brasileiro e está focado para conquistar uma vaga para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Ainda temos Maria Fernanda e Edson Neto que também vêm conquistando destaque no cenário do taekwondo. Este ano, apesar de todas as dificuldades econômicas que o município vem enfrentando e da falta de verba especifica que deveria ter sido aprovada no orçamento de 2016, estamos apoiando os atletas como podemos, buscando apoio junto à iniciativa privada, para não desmotivá-los. Continuamos trabalhando para que, em 2018, a situação melhore”, disse Thuin.
Fonte: PMCG