Corrida Solidária movimenta o Via Esporte Guarus

Foto: Rodrigo Silveira

Cerca de 500 kg de alimentos foram arrecadados e serão doados ao Asilo do Carmo

O Via Esporte Guarus, que acontece aos domingos na avenida Bartolomeu Lizandro (Beira Rio), entre as ruas Coronel Walter Kramer e Advaldo Maciel, no Jardim Carioca, reuniu neste domingo (03) dezenas de famílias que aproveitaram o dia para andar de bicicleta, patins, skate, caminhar, fazer aula de dança, jogar futsal ou mesmo correr ao lado do professor Fabrício Bastos, que completou seis horas consecutivas de corrida. As atividades aconteceram com o objetivo de incentivar a população a praticar esporte e, ainda, melhorar a qualidade de vida.
– Só nas três primeiras horas consegui correr 30km. O domingo de sol, exigiu mais, mas vale apena. Espero fazer 50km e aumentar o número de doação. A proposta é ajudar as instituições filantrópicas do município e mostrar que com treino e determinação, somos capazes de superar nossos desafios. Muitos colegas também prestigiaram e apoiaram a iniciativa – comentou o professor Fabrício, enquanto bebia água.
Quem abraçou o projeto Via Esporte Guarus, implantado no último dia 26, pela Fundação Municipal de Esportes, foi o presidente da Associação de Moradores do Jardim Carioca, Johnson da Conceição Marques, que mobilizou seis equipes para um torneio de futsal. “A ideia é muito boa, conseguiram resgatar a Praça da Igreja Santo Antônio. Agora temos o retorno da Academia e o incentivo do lazer e a prática esportiva todo domingo, trazendo a população para um lugar público com segurança e atrações” comentou.
A moradora Lucíula Jacob Lírio levou a filha Maria Letícia Lírio, de 9 anos e a sobrinha Andreza de Souza, de 7 anos, para andar de patins e ainda recebeu uma dicas da patinadora Thayanna Ribeiro, que veio do Via Esporte Arthur Bernardes para prestigiar o esporte na avenida Bartolomeu Lizandro. Já a outra filha, Maria Júlia, de 13 anos, aproveitou o domingo para fazer funcional. “As meninas sempre pediam para levar no Via Esporte da Arthur Bernardes, mas é um pouco longe para nós. Agora, o Via Esporte Guarus é pertinho de casa. A iniciativa da Fundação foi muito positiva. Estaremos aqui todo domingo” concluiu Lucíula.
Quem também gostou da nova área de lazer, foi o vendedor e aposentado Salvador das Chagas Paes, de 82 anos, sendo 40 anos voltados à venda de água, balas, refrigerantes, em sua bicicleta. “Moro no Parque Prazeres e ter este espaço aqui todo domingo é mais uma fonte de renda. Viver só da aposentadoria é delicado e esse dinheirinho extra que faço, dá para pagar uma conta de água, luz e até o gás”, destacou Salvador.
Foto: Rodrigo Silveira
Projeto Via Esporte – O Via Esporte Guarus foi iniciado pela Prefeitura no último dia 26 de novembro. A Avenida Deputado Bartolomeu Lizandro (Beira Rio) no trecho entre as Ruas Coronel Walter Kramer e Advaldo Maciel, é fechada todos os domingos, das 7h30 às 13h30, para a prática de atividades esportivas e de lazer. Para garantir a segurança da população, equipes da Guarda Municipal controlam o trânsito e orientam os motoristas.  O espaço também conta com uma ambulância da Secretaria de Saúde.
Fonte: PMCG