Dartagnan fala sobre planejamento e preparação do Goyta para a seletiva

Dartagnan Fernandes na sala de troféus do Goytacaz. Foto: André Capão

Seguindo a série de entrevistas com os presidentes dos clubes profissionais de Campos, o Esporte Campos entrevistou Dartagnan Fernandes, presidente do Goytacaz, na sede do clube. Ele falou sobre o grande ano do Goyta, elenco e sobre o planejamento do clube para disputa da seletiva da Série A do Campeonato Carioca.

O Goytacaz fez um ano que o torcedor jamais irá esquecer, com títulos, vitórias sobre o principal rival e o tão sonhado acesso para a elite do futebol Carioca. Em 2018 o clube irá jogar além da seletiva da série A, a Copa Rio e o OPG, Torneio Octávio Pinto Guimarães, que é disputado no segundo semestre pela a equipe sub 20.

A entrevista de Dartagnan será publicada em duas partes e hoje os assuntos serão concentrados no planejamento do Goyta para a disputa da série A, elenco e patrocinadores. Dartagnam falou abertamente sobre todos os assuntos e ao deixar um recado para o torcedor do Goyta, aproveitou para provocar o seu rival, confiram.

 

Com o Acesso para a série A, o Goytacaz terá um aumento considerável na arrecadação em premiações, verbas repassadas pela Federação, dentre outras receitas. Qual é o planejamento do clube para utilização desses recursos?

Dartagnan – Na realidade, com relação as verbas da Federação, nós não temos a certeza do valor real que o clube irá receber, a FERJ ainda vai alinhar com todos os clubes da Séria A, pois depende da Rede Globo de Televisão, que faz o repasse a Federação dos direitos de transmissão. Nós estamos fazendo um planejamento em cima daquilo que nós temos hoje, temos os patrocínios, que são verbas também oriundas da visibilidade que o clube obteve a partir do momento que passou da série B1 para série A, isso realmente ocorreu um volume maior, fechamos com empresas fortes, de cunho nacional e até Internacional, e esses recursos já estão praticamente fechados, faltando apenas alguns contratos que estamos finalizando com outras empresas, já estamos praticamente com toda a infraestrutura de uniformes, no mais, estamos aguardando o pronunciamento da Federação para saber o que que vai acontecer.

 

Em relação ao torcedor, vai ter um aumento também na arrecadação com bilheteria, quanto vai custar ingresso nos jogos da Série A?

Dartagnan – Existem os preços mínimos, iremos avaliar cada jogo, sabemos que nos jogos da Série A, naturalmente o valor é mais alto, mas fica a critério do clube que tem o seu mando de campo e a gente vai fazer uma reunião, vamos avaliar nessa primeira fase o que nós podemos fazer para o torcedor, o valor máximo são os clubes mandantes que determinam e o Goytacaz vai avaliar isso com muito carinho para colocar o torcedor em condição de vir ao estádio. A diretoria toda tem muita preocupação com relação ao jogo dia 27 de dezembro aqui em Campos contra a Cabofriense, é uma data típica, onde a cidade começa a se esvaziar e isso nos preocupa muito, nós temos que fazer uma promoção muito grande para que realmente traga o torcedor para o jogo e inclusive estamos tentando levar esse jogo para o horário noturno, porque é dia útil, de jornada de trabalho normal.

O Goytacaz tem o planejamento do futebol definido para 2018 independentemente dos resultados da seletiva?

Dartagnan – Já estamos com o planejamento pronto, sabemos os campeonatos que o Goytacaz irá disputar, a diretoria sabe a necessidade que temos de passar para a segunda fase do campeonato da série A, e com isso disputar a segunda fase com os grandes clubes e os demais que já estão presentes. A Federação ainda vai divulgar a data tanto da Copa Rio, que é um interesse muito grande e o Goytacaz vai disputar, e também do OPG, que vamos entrar no próximo ano, então nós dependemos muito do calendário, pois estamos fazendo o planejamento somente da primeira e segunda fase do Campeonato Carioca da Série A, consequentemente quando a Federação nos determinar a data de início da Copa Rio e a data do OPG, nós vamos fazer o planejamento em cima do calendário, porque não podemos fazer nada sem que tenhamos o direcionamento de quando começa e quando terminam as competições, então evidentemente nós vamos agir dessa forma.

O contrato dos jogadores do elenco atual será apenas para disputa da série A ou é para a temporada inteira?

Dartagnan – Nós estamos contando com 22 jogadores, 70% daquele time que disputou a série B1 já está com seu contrato renovado e outros que chegaram por indicação, nós estamos já com o elenco praticamente fechado para a primeira fase e deixando seis vagas para a segunda fase, que a gente precisará qualificar caso consiga a classificação, precisaremos trazer jogadores com bastante experiência no campeonato. Então nós sabemos desse planejamento, a primeira fase nós vamos estar com 22 jogadores inscritos, deixando seis vagas para a segunda fase, quando vamos avaliar possíveis contratações para que a gente possa realmente alcançar a permanência no Campeonato Carioca da Série A do próximo ano. Após o campeonato iremos reavaliar se iremos manter o elenco ou não para a disputa das outras competições.

 

“O Goytacaz suportou todos esses anos por causa do crescimento e da força da sua torcida, será que o nosso rival suportaria 25 anos na segunda divisão?”

 

Essa parceria com o Trivella, qual é prazo dela e outras parcerias positivas como essa poderão vir em outros setores?

Dartagnan – A parceria com o Trivella foi renovada, nós temos um projeto de alcançar até o final dessa parceria, a Série B campeonato Brasileiro, é um projeto de 4 anos, esse é um grande projeto que o Goytacaz está formalizando e dentro desse entendimento eu estendi esse prazo da parceria com Trivella no futebol profissional. Para a base do clube, firmamos contrato com outra empresa, com pessoas aqui de Campos, que dará suporte para toda a divisão de base, que é a essência do clube, temos que ter a coragem de utilizar esses jogadores no time profissional, para manter uma tradição de clube formador de talentos e consequentemente gerar receita com a venda  de jogadores para grandes clubes do futebol brasileiro.

O Goytacaz veio para ficar na primeira divisão?

Dartagnan – O sonho já foi realizado, quando poucas pessoas acreditavam, Eu e toda a diretoria lutamos muito para que isso acontecesse e o Goytacaz veio para ficar. Tenho muita esperança na permanência do clube na primeira divisão, nós estamos fazendo de tudo, montando um grande time para alcançar esse objetivo, o Goytacaz suportou todos esses anos por causa do crescimento e da força da sua torcida, será que o nosso rival suportaria 25 anos na segunda divisão? Será que eles teriam estrutura emocional para suportar tudo isso? Então desejo sucesso para eles e quero desejar que o Goytacaz faça uma ótima campanha na primeira a fase do campeonato e que permaneça firme na série A do Campeonato Carioca por muitos anos.

O Goytacaz estreia na seletiva do Campeonato Carioca no dia 20 de Dezembro contra o Macaé fora de casa e faz a sua estréia em casa no dia 27 contra a Cabofriense. Na próxima sexta-feira (23), publicaremos a segunda parte da entrevista com Dartagnan Fernandes falando sobre a reforma do Estádio, Captação de recurso e projetos do Goytacaz.

Por Marcelo Pereira – Esporte Campos
Foto: André Capão – Esporte Campos