Equipes do Paraesporte vencem na liga de futsal em Búzios

Equipes do Paraesporte
Equipes do Paraesporte (fonte: PMCG)

Duas equipes do Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), participaram neste sábado (16) da primeira rodada da liga de futsal unificado Norte/Noroeste das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB). Dos quatro jogos realizados, as equipes do Paraesporte de Campos venceram três. Os jogos foram realizados na quadra do Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves  (Inefi), no bairro da Rasa, em Búzios.

O coordenador do Projeto Paraesporte, Fábio Coboski, falou sobre a importância da vitória. “No aspecto esportivo, a vitória significa uma grande vantagem para nossa equipe que venceu o  principal adversário na busca da vaga para a classificação do torneio estadual. Agora, vamos decidir essa classificação dentro de casa em novembro”.

Já no aspecto social, os benefícios para os meninos envolvidos são imensuráveis, destaca Fábio:

-“Temos em nossas equipes meninos com deficiência, além de meninos que vivem em uma realidade de acolhimentos longe de suas famílias. Foi apenas um dia, mas um dia de vitórias para eles. A maioria estava, pela primeira vez, viajando sem suas famílias para participar de uma competição, em um município que não conheciam. Lá, foi uma dura batalha onde obtivemos a vitória. Todos estão super empolgados e felizes com a conquista. Temos uma equipe que trará ainda muitas vitórias para nosso município”.

A equipe de Campos teve apoio do Bobs Búzios que forneceu lanche para os atletas e equipe técnica.

No dia 18 de novembro, acontece a final da Liga de Futsal, em Campos.  Os campeões estarão pré-selecionados para a delegação que vai disputar o Campeonato Nacional das Olimpíadas Especiais, em novembro.

O presidente da FME e também um dos Embaixadores das Olimpíadas Especiais do Brasil, Raphael Thuin, tem buscado apoio da iniciativa privada para ampliar o projeto do Paraesporte, no município, que atualmente atende a cerca  de 600 pessoas com deficiência, no polo que funciona na sede da Fundação e no polo instalado na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca.

 

Fonte: Prefeitura de Campos