FME e escolas debatem formato dos JECs 2018

A próxima edição dos Jogos Estudantis de Campos será dividida nas categorias sub-15 e sub-17.

A comissão organizadora da Fundação Municipal de Esportes (FME), responsável pela retomada dos Jogos Estudantis de Campos (JECs) em 2017 após dez anos, se reuniu na última semana com representantes das instituições participantes para discutir a próxima edição. Após o encontro, os profissionais de educação física aprovaram a decisão da realização dos Jogos em 2018.

A diretora de Esportes da FME, Elana Pessanha, atendeu uma das solicitações dos educadores e confirmou para 2018 a realização de duas categorias. “No primeiro semestre vão acontecer os jogos para a categoria sub-15 e, no segundo semestre, o sub-17. A expectativa é reunir e atender um maior números de alunos e escolas, massificando ainda mais o esporte no município,” destacou Elana.

A Fundação busca uma alternativa para a questão da arbitragem, que foi outro ponto abordado pelos representantes das escolas, que pediram a ampliação do número de profissionais. A diretora de esportes destacou que como os JECs não eram realizados há muitos anos, a organização teve dificuldades para encontrar árbitros. Em 2018, os Jogos contaram com 30 escolas, nove modalidades esportivas e cerca de 2 mil estudantes.

Parcerias — A Fundação Municipal de Esportes ressalta a importância das instituições parceiras que abraçaram a retomada dos Jogos Estudantis de Campos, como a 2ª Companhia de Infantaria, o Colégio Salesiano, o Instituto Federal Fluminense, Escola Municipal  Dr. Alcindor Bessa e o Automóvel Clube Fluminense, que  cederam as pistas de atletismos, as quadras, ginásios para a realização das provas e jogos.

Reunião — Ficou confirmado que na segunda quinzena de fevereiro, os representantes voltam a se reunir, para definir quantas modalidades esportivas vão compor os JECs 2018, nas categorias sub-15 e sub-17. A expectativa é de que no dia do aniversário de emancipação política de Campos, 28 de março, seja aberto a primeira etapa dos Jogos. E a segunda categoria, no dia 1º de setembro, dia do professor de Educação Física.