Passeio Ciclístico noturno na Festa de Santo Amaro

Foto: Rogério Azevedo

1º Bike Night de Santo Amaro vai sair da Praça do Santíssimo Salvador às 22h do dia 14 e tem a previsão de chegar ao distrito na madrugada do dia 15, quando é comemorado o dia do padroeiro da Baixada Campista.

A comemoração do Dia de Santo Amaro terá uma novidade esportiva neste ano. A Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), está promovendo o 1º Bike Night Santo Amaro, que vai sair meia-noite (com concentração às 22h), do dia 14 (véspera da comemoração do padroeiro da Baixada Campista), da Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, com chegada no distrito de Santo Amaro. O trajeto, de aproximadamente 39 quilômetros, é percorrido todos os anos pelos devotos que chegam no início da manhã para assistir as primeiras missas.

Para realizar a inscrição no evento, os interessados devem procurar a sede da Fundação Municipal de Esportes (Rua dos Goytacazes, 499, Centro), a partir do dia 8, de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. A taxa será 2kg de alimento não perecível, que será doado a uma entidade filantrópica da cidade. Os 200 primeiros inscritos vão receber uma camisa e placa do evento.

— O 1º Bike Night Santo Amaro será mais uma oportunidade de reunir duas paixões do campista: a Festa do Padroeiro, que este ano completa 275 anos de tradição, e a bicicleta, uma atividade associada à qualidade de vida. Sabemos que muitos fiéis caminham o percurso a pé de Campos ao distrito e este ano terão como opção o passeio ciclístico — disse o presidente da FME, Raphael Thuin.

O presidente da Fecierj, Rodrigo Rocha, lembra que todos os ciclistas inscritos deverão estar devidamente equipados com os itens de segurança: capacetes, luvas e lanternas. O passeio terá mecânico para eventuais problemas apresentados na bicicleta e apoio de motos e carros durante todo o trajeto. Também terá sorteio de brindes das lojas em Santo Amaro para todos os inscritos presentes no evento. “Esta será a primeira edição do Bike Night São Amaro e será um evento que será um marco na história do cicloturismo de Campos”, conta Rodrigo Rocha.

Segurança — De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Campos,  Wyllian Bolckau, haverá um plano de apoio aos fiéis e ciclistas que irão participar do 1º Bike Santo Amaro. Assim como haverá um esquema especial para a tradicional festa do Padroeiro da Baixada Campista que este ano completa 275 anos. “O objetivo é garantir a segurança da população”, disse o comandante.

Fonte: PMCG