Projeto Paraesporte: Sábado da inclusão no Farol de São Thomé

Foto: Marcos Gonçalves

A equipe do projeto da Fundação Municipal de Esportes preparou várias atividades recreativas e de socialização para alunos e pais na Arena Farol

O Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), vai se apresentar na Arena do Farol,  montada na Avenida Atlântica, na praia do Farol de São Thomé, neste sábado (13), a partir das 8h. Entre as atividades programadas pelos professores estão o vôlei adaptado, futsal, cabo de guerra e corrida de saco. O evento vai reunir alunos do Paraesporte e de instituições parceiras como APAPE, APOE e APAE.

— O objetivo é fazer com que os participantes se sintam acolhidos e, principalmente, que percebam que fazem parte de todo o contexto social. Os familiares e amigos também serão convidados para essa grande gincana da inclusão — destacou o coordenador do projeto Paraesporte, Fábio Coboski.

O presidente da Fundação, Raphael Thuin, acredita que o sábado será um grande sucesso, considerando que na última terça-feira, a abertura da Colônia de Férias do Paraesporte, teve muita diversão. “As pessoas com deficiência ficaram muitos anos à margem da sociedade, sem que as autoridades desenvolvessem políticas públicas de atendimento para eles e suas famílias. Todo este resultado é fruto do trabalho de toda equipe do Paraesporte, que conta com total apoio do prefeito Rafael Diniz que está inovando e dando oportunidades para quem nunca teve”, disse Thuin.

A Carla Siqueira, que matriculou o filho Kaio Lucas na Colônia de Férias, disse que também estará presente no Farol. “Temos que viver tudo isso que está sendo oferecido a nossos filhos. Antes, eles viviam isolados. Agora, o Paraesporte, atende as pessoas com deficiência com respeito e carinho, o que tem mudado bastante a vida dos alunos e também dos pais. Muitas das crianças estão conseguindo autonomia. O simples fato de ficar numa colônia sem chorar ou até mesmo se arrumar sozinho, já é uma grande conquista”, destacou Carla.

A Fundação Municipal de Esportes preparou uma ampla programação para o Verão no Farol. Neste sábado (13), às 18h, na Arena haverá um aulão de dança com o professor Heraldo Junior. Também haverá outra aula no domingo (14), às 10h. No Xexé, neste sábado, também das 9h às 11h, haverá atividades recreativas, próximo ao quiosque Última Opção. As atividades vão prosseguir até o primeiro final de semana de fevereiro. Lembrando que a Fundação fechou uma parceria este ano de 2018, com o Clube Náutico, e durante todo o ano serão oferecidas aulas de natação, hidroginástica, funcional e rítmica.

Fonte: PMCG